sexta-feira, 19 de julho de 2013

Um tratamento de muitos passos

Até me assustei com o passo a passo do tratamento que fiz esta semana no cabelo, mas digo com todas as letras que vale muito a pena.
Na época da química o tratamento que eu fazia tinha 5 passos e demorava menos, mas meu cabelo não era tão visivelmente saudável e tão "gostosamente" macio quanto agora. Nem se compara.
Vamos ao passo a passo.



1) ÓLEO DE RÍCINO
Usei para massagear o couro cabeludo e para fazer uma umectação. Passei "por cima" no cabelo e deixei quase 1h com touca de plastica de isopor (era pra ficar 30 minutos, mas me empolguei jantando e vendo Facebook).

2) SHAMPOO ORO ARGAN MONOI
Para lavar o cabelo, lógico. Eu misturo com água, tenho essa paranóia. Foi a segunda vez que usei e ele não ressecou meu cabelo. Espero que assim continue.

3) MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO PANTENE CACHOS DEFINIDOS
Terceira tentativa de uso e desta vez até que deu certo. Das vezes anteriores passei uns 15 minutos com a máscara no cabelo porque estava tentando desembaraçá-lo e o cabelo ficou uma porcaria. Desta vez só fiquei 4 minutos (o tempo recomendado é 3 minutos). Retirei o excesso de água do enxague do shampoo e passei "por cima" no cabelo. Fiquei massageando o cabelo e depois enxaguei. Cabelo amou.

4) CONDICIONADOR COLORAMA REGENERAÇÃO CERAMIDAS
Condicionador queridinho do meu coração e dos meus cachos. Também passei "por cima" e fiquei mexendo no cabelo durante alguns minutos e enxaguei.

*Retirei o excesso de água com uma camisa de algodão e dividi o cabelo em 6 partes. E então para cada parte fiz os procedimentos de 5 a 7.

5) ÓLEO DE COCO
Passei um pouco de óleo em uma das partes do cabelo.

6) CREME DE PENTEAR PANTENE CACHOS DEFINIDOS
Passei creme e dividi a mecha em duas ou três.

7) ESCOVA PROART (GENÉRICA DA ESCOVA AMERICANA DENMAN)
Desembaracei o cabelo com cuidado e depois fiz a fitagem com a escova (ver vídeo da Amanda Gil). Cabelo definiu muito e encolheu horrores. Ficou lindo!!!!!
Mas pra ele não encolher tanto assim, fiz um twist grosso como a Rosângela ensinou.

8) PROTETOR TÉRMICO AVON
Depois do processo terminado em todo o cabelo, borrifei o protetor térmico da Avon para protegê-lo durante o uso do difusor.

9) SECADOR COM DIFUSOR
Para não dormir com o cabelo muito molhado (sim, tudo isso foi à noite, das 19:00h às 22:00h) sequei o cabelo de leve com o secador e difusor.

10) DIA SEGUINTE 1 (1° DAY AFTER)
Acordei, passei óleo nas mãos, soltei os twists e coloquei uma flor.
Tempo gasto: 15 minutos.

11) DIA SEGUINTE 2 (2° DAY AFTER)
Acordei, borrifei minha misturinha de água, creme de pentear e óleo vegetal, deixei agir uns 20 minutos enquanto fazia outras coisas, retirei o excesso de água com a velha camisa de algodão, passei o pente garfo por dentro do cabelo e coloquei outra flor.
Tempo gasto de verdade: 5 minutos.

E assim poderia ter 3 ou 4 day after, gastando pouco tempo na manutenção do cabelo após  tratamento e finalização decentes.

CONTABILIZANDO:
Tratamento noturno: 3 horas (sendo que durante 1h fiquei fazendo outras coisas enquanto o óleo agia no cabelo, entre os passos 1 e 2).
Tempo gasto nos dias seguintes: 15 minutos no primeiro dia e 5 minutos nos outros.

OBSERVAÇÕES
Obs. 1: O tratamento que faço nos fins de semana só é diferente deste no passo 3, pois desembaraço o cabelo, passo a máscara e deixo agir por 30 minutos, no mínimo, com touca plástica de isopor (não uso mais touca térmica).
Obs. 2: No passo 7 posso usar a escova ProArt, a escova da Avon ou um pente para desembaraçar e fazer fitagem com as mãos. E posso ou não fazer o twist grosso. Depende da minha coragem, rs...
Obs. 3: Os óleos e cremes que mostrei aqui podem variar.

Dá trabalho, mas AMO MUITO TER CABELO NATURAL!
Cada cacho que vejo formado vale cada minuto gasto.
E vamos ser sinceros, pra quem perde tardes ou noites lavando e escovando o cabelo e todo dia de manhã tem que fazer chapinha pra sair de casa, este tratamento é fichinha! Sem contar que não é preciso se preocupar com frizz, tempo frio e chuva.

Beijos.

2 comentários:

  1. Super lindo seu blog. Estou em transição capilar. Visite meu blog. Obg!! http://sostransicaocapilar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. adoreiiiiiiiiii...tbm nao me importo nem um pouco com o tempo que levo pra arrumar meus cachinhos, estou amando a voltar ser cacheada natural...beijokas

    ResponderExcluir